Daisypath Vacation tickers

O Sapo Apaixonado

Este ano, no dia 14 de Fevereiro, resolvemos comemorar o Dia da Amizade.
Recebemos na nossa escola os meninos, educadora e auxiliares do J.I. e visualizámos a história "O Sapo Apaixonado".
Foi uma actividade muito interessante, tendo-se abordado questões como o respeito pela diferença, a discriminação, o respeito pelo sentimento dos outros e a importância de falar sobre os mesmos. Assinala também a importância da amizade e principalmente de que “o Amor não tem barreiras”.
Vejam algumas fotos do trabalho final.




Passeio de teleférico

No dia 9 de Fevereiro, a EB1 de Matacães deslocou-se numa visita de estudo ao Parque das Nações. Iniciou-se a visita com um agradável e divertido passeio de teleférico. Durante a viagem houve oportunidade para se aprenderem novas coisas de Estudo do Meio e até Matemática. Para os alunos do 4º ano nem tudo foi novidade, pois já sabiam qual o rio que podíamos observar, entre outras coisas.
Valeu mesmo a pena.






Visita ao Oceanário





A Menina do Mar

A turma do 3º e 4º ano estudou a obra "A Menina do Mar".
Após a leitura e análise da mesma, elaborou-se um painel alusivo à história. É um trabalho realizado com revistas e jornais, mas, na nossa opinião, resultou um trabalho muito sugestivo.
Para quem não conhece a obra, fica aqui o nosso resumo.
Era uma vez uma menina muito pequenina, que foi deixada na praia por uma gaivota. Era uma menina do mar, porque podia viver no mar como os peixes e na terra como os humanos. Ela passou a viver com um caranguejo, um polvo e um peixe, numa gruta lindíssima, no fundo do mar. O peixe não fazia nada, porque não tinha braços. O caranguejo era o cozinheiro, o ourives e o costureiro da Menina do Mar. O polvo era o que trabalhava mais porque tinha oito braços. Fazia a cama da Menina, ía buscar a comida entre outras tarefas.   Um dia, a Menina do Mar encontrou-se com o rapaz que vivia nessa praia. Ficaram amigos e a cada encontro que tinham, o rapaz levava-lhe uma coisa da terra. Até que um dia, ele encheu um balde com água do mar e algas, pô-la lá dentro e levou-a a visitar a terra. Mas a raia, que era a dona dos mares, sabia de tudo e mandou prender a Menina do Mar.
A menina voltou para o fundo do mar e nunca mais viu o rapaz.Mas um dia, a Menina mandou a gaivota entregar ao rapaz uma poção para conseguir viver debaixo de água. O rapaz bebeu-a e viveu para sempre com a Menina no fundo do mar.  
A partir desse dia, a menina passou a dançar melhor do que nunca, pois estava muito feliz.